Ir de férias não tem de implicar um rombo na carteira, hoje em dia é possível reunir bastantes opções para conseguir umas férias baratas.
Toda a gente precisa de um tempo para lazer e descanso, em Portugal, poupar nas férias é quase um imperativo para que consigamos aliar o lazer à gestão do orçamento, sempre mais apertado do que o desejado.
Deixamos aqui 11 dicas para quem procura umas férias baratas, de modo a que possas aproveitar ao máximo as tuas próximas férias, ao mesmo tempo que consegues poupar com as tuas opções.
1. Tenta ser flexível nas datas e horários das tuas férias
Apesar de normalmente ser um desafio para a maior parte das pessoas, sempre que possível, viaja em épocas baixas e/ou fora dos fins-de-semana. Experimenta, também, dias e até horas diferentes do que é mais comum para viajar. Se viajares por exemplo às quartas ou quintas-feiras, deverá ficar mais barato do que às sextas ou sábados. A mesma lógica aplica-se ao escolher, por exemplo, os meses de junho ou setembro em vez do muito requisitado mês de agosto. Nos horários menos procurados, os voos costumam também ser mais baratos. Faz simulações e encontra a melhor combinação, há situações em que pode ser mais vantajoso partir ao fim da tarde em vez de manhã cedo, sendo possível direcionar o valor que poupas no voo para mais uma noite de alojamento, conseguindo assim aproveitar ainda o fim de tarde no teu destino.
No portal wOne.pt encontras um comparador de Voos + Hotéis, que te permite comparar Voos em centenas de companhias aéreas e Hotéis em diversos sites de reserva. Assim, comparas entre os diversos sites de reserva e tens a certeza que estás sempre a pagar o menor preço para cada serviço.
2. Trata de tudo com antecedência
No planear é que está o ganho! Define com bastante antecedência o teu destino e o orçamento disponível para as tuas férias. Tenta planear o máximo que conseguires antecipadamente, fazendo um plano de férias completo, podendo assim acompanhar a progressão dos preços e adquirir antecipadamente a tua viagem ao melhor preço. Se já tiveres a tua viagem planeada com bastante antecedência, podes aproveitar preços e campanhas promocionais, que normalmente surgem meses antes das datas desejadas para as férias.
Ao planeares com antecedência, ganhas também a possibilidade de acompanhar descontos e oportunidades locais para a data em que vais viajar. Por exemplo, se vais de férias para o Algarve, podes adquirir uma Estadia no Aquashow Park Hotel 4* com Entradas no Parque Aquático com 20% de desconto, fazendo a reserva pela Internet antes de partir e levando a confirmação da reserva na tua viagem. Desta forma estás a contribuir para conseguir umas férias mais baratas, não deixando de aproveitar ao máximo as atividades e outros serviços disponíveis no teu destino.
3. Compra pela Internet
Esta dica surge na sequência da anterior, ao fazeres as tuas compras pela Internet, aproveitas preços bastante mais competitivos e com taxas reduzidas comparativamente aos preços do local. Os preços da bilheteira física ou balcão são normalmente superiores aos que se praticam se adquirires o teu bilhete e estadia online. Na maioria dos casos basta imprimir o teu bilhete/voucher e entregar na altura do check-in.
Esta sugestão não se limita ao bilhete de avião e estadia, é válida também para entradas em parques temáticos, museus e outro tipo de bilhetes (também mais reduzidos quando compras na Internet antecipadamente), bem como vouchers para restaurantes e outros serviços. Desta forma, consegues usufruir dos mesmos serviços mas a um preço mais reduzido, sendo esta uma das principais vantagens de planear uma viagem com antecedência, permitindo deste modo conseguir umas férias mais baratas, mas sem prescindir de tudo o que gostarias de visitar ou conhecer.
4. Leva contigo o que conseguires
Em vez de comprares no destino de férias onde os preços podem ser superiores, opta por levar o máximo que conseguires, dentro de um limite razoável e que não implique custos a mais com a bagagem. Se viajares de carro esta dica é particularmente útil, arranja-se sempre mais um espaço na bagagem. Para viagens de avião parece algo mais complicado à partida, ainda assim há algumas coisas que, dependendo do destino, vale a pena considerar. Exemplo disso são os protetores solares ou os medicamentos básicos que podem vir a ser necessários. Se tiveres uma dor de cabeça, vais certamente querer ter à mão um comprimido para as dores. Consoante o destino da tua viagem, pode refletir-se numa boa poupança se tiveres que adquirir o mesmo numa farmácia local ou mesmo no aeroporto.
5. Junta a família e/ou amigos
Por vezes, juntar um maior número de pessoas pode ser uma boa ideia para conseguires umas férias mais baratas. Alugar um apartamento maior para todos e dividir os custos do alojamento pode sair muito mais em conta do que ficar num hotel ou num alojamento para menos pessoas. Poderás desta forma conseguir poupar também nas refeições, visto que muitos alojamentos deste tipo têm cozinha equipada. Além disso, as tuas férias podem ficar ainda mais animadas ao juntar os familiares e/ou amigos, podendo assim proporcionar umas férias agradáveis e memoráveis, visto que ao partilharem locais e momentos de lazer, ajudará certamente a tornar as férias ainda mais inesquecíveis e singulares para todos. Consegues assim umas férias mais baratas, sem sacrificar em nada a qualidade ou destino desejados.
Se conciliar o calendário dos teus amigos e família costuma ser uma difícil tarefa, podes usar o COMBINAKI que irá ajudar-te a encontrar facilmente as melhores datas. O COMBINAKI pode ainda ajudar-te a determinar as atividades favoritas do grupo ou o destino mais votado.
6. Usa os descontos
Parece evidente que para conseguir umas férias baratas devemos usar descontos. Ainda assim, há ainda muitas pessoas que não os usam para conseguir com que as férias fiquem efetivamente mais baratas no final de contas. Há até quem já utilize os descontos no seu dia a dia, para restaurantes, atividades de lazer, bilhetes, entre outros serviços, mas quando chega a altura das férias, por estarem fora da sua zona de residência, ou outros variados motivos, esquecem-se ou não ponderam esta oportunidade. Usar sites de descontos para encontrar e usufruir de serviços locais pode fazer toda a diferença nas contas finais das tuas férias, permitindo esticar o orçamento e utiliza-lo para mais opções de lazer. Neste ponto um motor de busca de descontos, como o wOne.pt, pode dar-te uma grande ajuda, visto que reúne milhares de descontos de vários sites num só sítio, e tem uma opção para listar os descontos perto do local que indicas. Encontrarás assim descontos locais em quase todas as grandes cidades de Portugal e Espanha. Depois de pesquisares por locais, atrações turísticas, restaurantes, entre outras coisas, pode dar uma vista de olhos no wOne.pt para ver se encontra descontos para esses mesmos serviços ou atrações turísticas, podendo até mesmo encontrar novos espaços ou sugestões do teu interesse. Pesquisa, compara e aproveita para poupar, conseguindo assim umas férias mais baratas mas com direito a tudo o que mereces!
7. Escolhe destinos menos conhecidos
Se queres poupar nas tuas próximas férias, nada melhor do que ter este ponto em mente na altura de escolher o teu destino. Ao escolher destinos menos conhecidos e populares, aumentas as hipóteses de conseguir melhor preços para a tua viagem, principalmente se queres viajar em época alta. Em norma, a menor procura de um destino, traduz-se em preços mais convidativos, sendo assim possível encontrar férias de qualidade semelhante a outros destinos mas a um preço bastante inferior. Deste modo, na altura de planear as tuas férias, tem isto em mente e deixa-te surpreender por destinos menos populares mas que podem ser uma agradável surpresa, tanto para as tuas férias como para a tua carteira.
8. «Em Roma, sê romano» Fala com os locais
É normal que nos locais turísticos os preços sejam superiores em quase todos os serviços. Se o teu objetivo é conseguir umas férias mais baratas, podes começar por tentar falar com alguns locais para pedir algumas dicas e perceber onde podes encontrar os mesmos serviços mas a um preço mais em conta. Por exemplo, para encontrar um bom restaurante fora da zona turística, falar com os locais pode ser uma boa surpresa. Hoje, com a ajuda dos smartphones e acesso à Internet esta tarefa está facilitada, no entanto, falar com os locais “à moda antiga” pode continuar a ser uma boa ajuda. De certeza que também saberias indicar aos turistas bons locais na tua cidade, fora da zona turística e mais em conta, por isso, tenta descobrir estes recantos e fica até agradavelmente surpreendido com algo mais típico e menos turístico.
9. Evite quartos com vista para o mar/cidade (ou melhor vista)
Se procuras umas férias baratas, uma das coisas em que podes poupar bastante desde início é na vista do quarto. A não ser que esteja nos teus planos passar largas horas no quarto, a vista pode ser algo completamente dispensável para ti. Normalmente ficar alojado num tipo de quarto semelhante mas sem a vista mais requisitada pode resultar numa boa poupança, sendo assim possível ter um quarto idêntico em termos de conforto e decoração mas bem mais em conta.
10. Aproveite atividades/entretenimento gratuito ou dias com entradas gratuitas
Como mencionado acima, usar as bilheteiras online e procurar descontos na Internet pode ser uma grande ajuda para economizar nas tuas férias. Se quiseres ser mais flexível nas tuas opções, podes também pesquisar previamente por atividades ou entretenimento gratuito que vão ocorrer nas datas da tua viagem. Podes ainda pesquisar se há alguns dias com entradas gratuitas, por exemplo para visitar museus, podendo assim ajustar o calendário das tuas atividades turísticas e poupar uma quantia que pode ser bastante considerável. Por vezes basta trocar os dias que tinhas inicialmente planeado para cada atividade, de modo a fazer o mesmo mas conseguir umas férias bem mais baratas no final de contas, tudo com uma simples mudança de planos.
Se tiveres dificuldades em encontrar opções gratuitas, podes também considerar comprar pacotes de entradas. Em muitos destino turísticos é possível adquirir passes para várias atrações turísticas a um preço mais reduzido do que se comprares os bilhetes separadamente. Além disso, muitos desses passes incluem descontos para transportes públicos ou outros serviços na cidade. Nestes casos, mais uma vez, se comprares online e com antecedência, é provável que consigas um preço ainda mais barato pelo passe do que se comprares o mesmo no local de destino.
11. Vai para fora cá dentro
Para algumas pessoas, esta pode parecer uma sugestão pouco interessante quando se trata de conseguir férias baratas. Muitas vezes quando pensamos em férias, pensamos em conhecer algo emocionante e novo, conhecer um novo país, outras culturas, gastronomia, etc. podendo ficar o nosso país para segundo plano.
Ainda assim, Portugal é um país rico e cheio de diversidade. Apesar de ser um país pequeno tem muito para descobrir e pode ser sempre considerado. Mesmo no famoso Algarve ainda há muitos recantos para conhecer, fora dos grande centros turísticos, e o melhor é que por vezes muito mais sossegados e mais em conta, precisamente por serem zonas menos requisitados.
A Costa Vicentina, Costa Verde e Costa de Prata, são ricas em praias fantásticas e surpreendentes; o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural da Arrábida são paraísos naturais com águas cristalinas; as cidades são ricas em cultura e história para conhecer. Quer as tuas preferências recaiam sobre um turismo de praia, montanha, campo ou cultural, de certeza que ainda tens muito para explorar no nosso país.
Ao decidir que as tuas próximas férias serão em Portugal podes acabar por conseguir uma férias baratas mas surpreendentes e enriquecedoras, percebendo ainda melhor o porquê do nosso país ser visitado por milhões de turistas.