Um centro histórico classificado como Património Mundial pela UNESCO; distinguida como “Melhor Destino Europeu” 2012 e 2014, distinção atribuída anualmente pela European Consumers Choice; e “Melhor Destino de férias na Europa” em 2013 pela Lonely Planet; o Porto é hoje um dos mais apreciados destinos turísticos da Europa.
Deixamos 15 sugestões para visitar ou revisitar na cidade do Porto.
1. Casa da Música
Uma referência mundial no que diz respeito a salas de espectáculos, é um símbolo da modernidade no Porto. Foi projectada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001 sendo totalmente concluída em 2005. Pela crítica da especialidade, o edifício ganha comparações com o Museu Guggenheim em Bilbau dada sua beleza e arrojo.
2. Estação de São Bento
Frequentemente presente em listas das estações de comboio mais bonitas do mundo, a Estação de São Bento impressiona especialmente pelos mais de 500 metros quadrados em painéis de azulejos.
3. Sé do Porto
A Sé Catedral do Porto, no centro histórico, data do século XII, e teve seu exterior modificado ao longo dos séculos. Os grandes destaques neste belo edifício são a abóbada central sustentada por arcos e a imagem medieval de Nossa Senhora de Vandoma, padroeira da cidade.
4. Livraria Lello e Irmão
Na Rua das Carmelitas está uma das mais belas livrarias do mundo. A beleza do exterior do edifício neogótico equipara-se aos imensos arcos de seu interior. Os pilares, vitrais e bustos de escritores portugueses encantam os visitantes bem como a linda e imponentes escadaria.
5. Café Majestic
Inaugurado em 1921 (então chamado “Elite”), foi palco das históricas “tertúlias” com escritores, filósofos e artistas da época. Café histórico na Rua de Santa Catarina, ainda nos dias de hoje promove recitais, concertos e exposições.
6. Rua de Santa Catarina
Principal centro comercial da Baixa do Porto, onde não passam carros em grande parte da rua, é possível encontrar-se pontos de interesse turístico como a Praça da Batalha, a Capela de Santa Catarina e o famoso Café Majestic.
7. Mercado do Bolhão
Um dos mercados mais emblemáticos do Porto dispõe de dois pisos que oferecem uma grande variedade de alimentos frescos, peixes, flores, roupas, tecidos, perfumes e muito mais.
8. Igreja de São Francisco
Bem no centro histórico da cidade, o estilo gótico desta construção do século XIV atrai os olhares de quem passa. Esta igreja tem um belíssimo interior com talha dourada barroca, adicionada no século XVIII.
9. Torre dos Clérigos
Um dos símbolos mais famosos da cidade do Porto. Faz parte da igreja construída na segunda metade do século XVIII. É composta por seis andares e atinge os 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal.
10. Ribeira
Um dos locais mais antigos e tradicionais do Porto sendo parte destacada do centro histórico da cidade. Passeie com uma fantástica vista para o Rio Douro ou relaxe numa das várias esplanadas disponíveis.
11. Muralhas Fernandinas
O que restou das estruturas medievais que cercavam a cidade do Porto hoje comportam diversas portas e postigos junto à Ribeira. Vale a pena explorar estas muralhas e utilizar o funicular para apreciar a vista digna de um cartão-postal.
12. Foz do Porto
Indiscutivelmente um dos lugares mais belos do Porto, a foz do Rio Douro é o local ideal para passar uma tarde ou noite tranquila. Um passeio à beira-mar ou uma saborosa refeição num dos inúmeros restaurantes disponíveis são alguns dos programas favoritos dos que passam por lá.
13. Fundação Serralves
Um dos mais importantes pólos culturais e artísticos da Península Ibérica, a Fundação Serralves abrange um belo e agradável espaço verde de 18 hectares, envolvendo o Museu de Arte Contemporânea e os jardins da Casa de Serralves.
14. Jardins do Palácio de Cristal
Passeie entre os bonitos jardins e poderá desfrutar de uma vista incrível sobre o rio Douro.
15. Castelo do Queijo
Oficialmente denominado Forte de São Francisco Xavier do Queijo, fica junto à Praça Gonçalves Zarco, próximo à foz do Rio Douro, e impressiona pelas suas muralhas de pedra, cúpulas e canhões históricos. Diz a tradição que foi edificado em 1661 sobre uma rocha de granito arredondada, com um formato similar a um queijo.